domingo, 5 de dezembro de 2010

Assim sendo...

Dia 5 de dezembro. O ano quase terminando, a vida passando mais que veloz. E a gente fica pensando em tudo o que foi, tentando entender como as coisas são e prever, com a maior precisão (im)possível, os próximos capítulos desta aventura toda.

Minha listinha de coisas a fazer vai ficando cada vez mais comprida. E uma agoniazinha irritante cresce junto com ela. Cá estou eu escrevendo, para abstrair a tal agoiazinha, enquanto poderia estar empenhada em concluir o próximo item da lista e assim, eventualmente, suprimi-la completamente. Mas quem disse que lógica ou dever tem a ver com o que a gente resolve fazer?

No final das contas, a gente é, mais que tudo, coração. E acabamos percebendo que viver no passo do tique-taque do relógio não é apenas enfadonho, mas insuficiente pra nos fazer felizes. Sim, há que ser responsável, lutar pelo que se quer, sacrificar-se para obter os resultados necessários. Mas há também que dar-se uma indulgência de vez em quando.

Podemos parar pra ver o céu azul, o mato verde, a blusinha ridiculamente cara na vitrine do shopping (nem só de natureza viverá a mulher moderna!). Podemos ler livros de poesia, assistir musicais e sujar a cozinha da mãe da amiga com massa de panqueca. Podemos dançar na sala e cantar no chuveiro. Podemos correr no parque ou parar no parque, deitar na grama ouvindo música. Podemos exercitar o coração imaginando com toda força o que o estranho que acabou de passar está pensando, o porquê de ter os olhos tristes ou parecer apressado.

Cabe a cada um escolher seu indulto. Pra mim, meu melhor indulto é aquietar o coração com aquilo que se recebe de graça: o cuidado do Criador, na voz e no olhar daqueles a quem amamos; a certeza de que está tudo bem porque a vida é muito mais que reações químicas em nossas células; a esperança de que um dia o corre-corre não vai significar mais nada, mas que ainda assim, terá valido a pena...

Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios.

Um comentário:

  1. Que legal!! Um post em minha homenagem...Bom, ehh, ou seria em homenagem ao Pato Fernando? Ah, não sei, anyways..Nós agradecemos! Bom, não conheço esse Pato, mas sei que onde quer que o bicho esteja tambem agradece :)

    ResponderExcluir